Envelhecer Sem Ficar Vlho- A Ciência da Saúde
Nos dias de hoje as pessoas estão vivendo mais e também passando mais tempo doentes. O processo de envelhecimento é inevitável. Envelhecer com ou sem doenças associadas à idade é opcional.
Se envelhecemos sem as doenças associadas à idade, iremos viver mais e melhor. Viver muito,com saúde é o legado de um estilo de vida saudável.
Nos próximos oito anos, o número de pessoas no mundo com mais de 40 anos irá dobrar. Os habitantes da terra incluindo os brasileiros, estão ficando mais velhos! O filósofo Raph Waldo Emerson dizia que a velhice parece ser a única doença, pois todas as outras estão contidas nela. Por que envelhecemos? Quais são os mecanismos do processo de envelhecimento? Por que existem regiões na terra como Okinawa, no Japão. Sardenha na Otália e Vilcabamga no Equador onde é comum a existência de pessoas centenárias ainda gozando de boa saúde?
A pessoa que mais viveu, na qual existe completa documentação, foi a francesa Jeanne Calmente que faleceu em 1997 com 122 anos. Ela atribuia sua longevidade saudável à uma dieta muito rica em azeite de oliva extravirgem.
As doenças em geral aceleram o processo de envelhecimento. Suas principais causas são, além dos processos infecciosos, a ingestão de toxinas, a falta de nutrição adequada, o alto nivel de estresse e a poluição eletromagnética. Os vícios constituem a maior das toxinas como o tabagismo e o uso exagerado de álcool. A poluição eletromagnética cresce assustadoramente e eu poderia afirmar que se o celular fosse um alimento ou um remédio, seria rejeitado tanto pelo Departamento de Agricultura, quanto pela ANVISA.
Os chineses, há mais de 3.000 anos, vêm dizendo que a saúde começa no intestino. Existem mais bactérias no trato digestório que células no corpo humano. O conjunto dessas bactérias forma um órgão virtual denominado microbiota intestinal. Se houver um distúrbio na microbiota intestinal dificilmente o portador desse distúrbio terá boa saúde.
Há 400 anos antes de Cristo. Hipócrates, o pai da medicina moderna, já dizia-Que sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida. Estamos nos alimentando basicamente com alimentos industrializados e isso prejudica sobremaneira a nossa saúde.
A manutenção da vida e da saúde requer uma combinação adequada de oxigênio, água, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Hoje a maioria é deficiente em vitamina D3, que deixou de ser vitamina e passou a ser o hormônio mais poderoso do corpo humano.
Estamos fugindo do sol (heliofobia) e com isso ficamos propensos a todos os tipos de cânceres, deficiência de vitamina D, osteoporose, doenças degenerativas, diabetes e depressão, entre outras enfermidades.
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde determinou que dar pelo menos 10.000 passos por dia para não sermos classificados como sedentários. O sedentarismo é responsável por inúmeros patologias e envelhecimento prematuro. A grande verdade é que podemos envelhecer sem ficar doentes vivendo mais e melhor.
O grande segredo da vida é morrer jovem, o mais tarde possível. Para que isso ocorra teremos que ter um estilo de vida saudável, um sono reparador, uma alimentação o mais natural possível evitando o excesso de açúcar e, consequentemente, que apresenta como grande vilão a glicação. Atividade física também é indispensável no sentido de manter nosso esqueleto e músculos em condições de carregar os nossos órgãos.
Hoje 30% das pessoas hoje têm um certo grau de desidratação. Necessitamos tomar mais água e de boa qualidade, não só no que refere à pureza como támbem ao pH e ao poder de oxiredução.
Dr Lair Ribeiro – Cardiologista/nutrólogo, autor de 35 livros e mais de 100 trabalhos científicos.