
DESCRIÇÃO: O Resveratrol é uma fitoalexina (substância fenólica derivada do gropo dos estilbenos, conhecidos como compostos antimicrobianos) que pode ser apresentada na forma de isômeros cis-trans. è comumente encontrado na casca da uva escura, porém uma renomada erva chinesa chamada “Grant Knotweed” ou polygonum cuspidatum possui altas concentrações de Resveratrol.
AÇÕES: O Resveratrol possui substâncias de natureza polifenólica, que protegem os transportadores sanguíneos do colesterol contra a oxidação, retardando e minimizando o processo da arterosclerose, pois é essa oxidação que inicia a deposição de colesterol nas paredes das artérias.Atua também diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim). Inibe a peroxidação lípidica principalmente através do efeito “scavenger” (varredura) sobre os radicais lipoperóxidos dentro das membranas celulares, a exemplo do alfa-tocoferol. è potente inibidor da atividade das lipoxigenases, que são enzimas citosólicas que catalisam a oxigenação do ácido araquidônico em hidroperóxidos lípidicos, que em seguida são convertidos em compostos chamados eicosanóides, tais como os leucotrienos e lipoxinas, que estão envolvidos na síntese de mediadores inflamatórios, aterosclerose e processos carcinogênicos. o Resveratrol age na prevenção da formação de eicosanóides envolvidos em processos patológicos. Previne a agregação plaquetária nas artérias, sendo que este acúmulo pode formar coágulos, causando um ataque cardíaco ou derrame.
INDICAÇÕES: Preventivo contra doenças coronárias e aterosclerose; combate aos radicais livres; retardamento do envelhecimento cutâneo; hiperlipidemia; antiagregante plaquetário; antiinflamatório e antimutagênico.Estudos comprovam que o resveratrol previne as três etapas do desenvolvimento do câncer (iniciação, promoção e progressão). inibidor dos depósitos de gordura nas paredes das artérias.