
Os suplementos probióticos fornecem bactérias benéficas ao nosso organismo. Estas bactérias vivas favorecem o reequilibrio da microflora intestinal inibindo o crescimento de bactérias prejudiciais, promovendo boa digestão,além de estimular o sistema imunológico. Individuos com colônias intestinais repletas de bactérias benéficas resistem melhor ao crescimento de bactérias nocivas ao organismo.
Os suplementos probióticos mantêm o equilibrio da flora intestinal atráves da produção de componentes orgânicos, tais como, àcido láctico, peróxido de hidrogênio e ácido acético que aumentam a acidez do intestino e inibem a reprodução de várias bactérias prejudiciais. Bactérias probióticas também ajudam produzir substâncias denominadas bacteriocinas, que atuam como antibióticos naturais no combate a proliferação de microorganismos indesejáveis.
A ingestão regular de bactérias probióticas pode prevenir infecções vaginais, pois ajuda inibir a proliferação de cândida.
Durante crises de diarréia alguns microorganismos migram para fora do trato intestinal, deixando o organismo vulnerável a infecções oportunistas. Os suplementos probióticos fornecem bactérias benéficas que podem prevenir novas infecções.
Os probióticos também ajudam a recolonizar o intestino durante e após o uso de antibióticos, prevenindo cerca de 50% das infecções ocorrentes após o uso de antibióticos.