Cardiocirculatório
Nutrologia e Prática em Ortomolecular

Quais doenças são tratadas?
Hipertensão arterial: A hipertensão arterial é o aumento anormal da pressão que faz o sangue circular pelas artérias do corpo, tipicamente uma pessoa é considerada hipertensa quando essa pressão fica maior ou igual a 13 por 9, na maior parte do tempo. Um dos métodos preventivos de hipertensão arterial está a alimentação e adoção de novos hábitos saudáveis que serão essenciais para as pessoas aumentarem a sua resistência, evitando um quadro hipertenso. O novo hábito alimentar (não confundir com dieta nutricional) pode incluir vitaminas e suplementos que farão parte do seu cardápio.
Hipercolesterolemia: é o famoso ”colesterol alto”, que pode ser um vilão da sua saúde. As altas taxas de colesterol na circulação sanguínea podem trazer algumas complicações. A mais comum delas é a aterosclerose, ou seja, formação de placas de gordura nas artérias. Essa situação pode levar ao entupimento e obstrução dos vasos sanguíneos, afetando a quantidade de oxigênio e nutrientes que são transportados ao coração. O colesterol alto ainda pode causar angina, infarto, acidente vascular cerebral, outros problemas cardiovasculares e insuficiência renal. Grande parte dos altos níveis de colesterol ruim no sangue estão ligados à sua alimentação. Quando você consome grande quantidade de frituras, alimentos ultraprocessados, o seu fígado aumenta a produção de colesterol e essa diferença pode fazer com que os níveis de colesterol sejam prejudiciais à sua saúde, caso você não tenha um estilo de vida saudável.
Varizes: uma suplementação adequada pode aliviar o inchaço e as dores causados pelas varizes. Um nutrólogo pode indicar nutrientes que irão reforçar as veias e artérias, evitando que elas percam a elasticidade, causem dilatações e impeçam o fechamento completo das válvulas venosas que direcionam o sangue dos pés para o coração e o cérebro.
Fibromialgia: é a diminuição na produção de energia (ATP – trifosfato de adenosina) da musculatura afetada, em decorrência de mudanças químicas, morfológicas e neurofisiológicas. Há os fatores que comprometem a atividade mitocondrial que é de extrema importância, já que essa organela celular está intimamente relacionada à produção de ATP. Recomenda-se que os pacientes que se alimentam de uma forma errada, passem a ter uma dieta mais saudável e variada, como a retirada do glúten da dieta, com a ingestão de grãos integrais, aumento de legumes e redução da densidade energética dos alimentos, buscando nutrição adequada e balanço dietético de acordo com os sintomas.
Tem que haver um suporte nutrológico na Fibromialgia: alimentação orgânica, redução dos aditivos alimentares, inclusão de alimentos com propriedades antiinflamatórias, maior ingestão de fibras e água.