Desequilibrio Gastro Intestinal
Nutrologia e Prática em Ortomolecular

Quais doenças são tratadas?
Colite: Uma dieta adequada pode ajudar a reduzir a inflamação, aliviar os sintomas e promover a cicatrização das úlceras.
Hepatites: Uma dieta com elevado consumo de açúcar, fructose e gorduras trans não somente aumenta a obesidade, como também compromete o fígado por provocar depósitos de gordura (esteatose) e aumento da fibrose. A fructose é encontrada em muitos alimentos, em especial nos refrigerantes e, as gorduras trans estão presentes em muitos alimentos industrializados.
Diarreias crônicas: Primeiramente, deve-se garantir que a pessoa não fique desidratada, principalmente crianças e idosos. Depois se avalia o que deve ou não comer, dependendo das características de cada pessoa, como histórico de saúde, idade e intensidade da diarreia.
Além disso, é importante entender que não se trata apenas de alimentos recomendados ou não, mas também de como são armazenados, preparados e servidos.
Síndrome de má absorção: como doença celíaca, intolerância à lactose e fibrose cística.
Na doença celíaca é a exclusão total do glúten da dieta do paciente.
Na intolerância à lactose envolve a retirada da lactose (açúcar do leite) da dieta do paciente ou em casos mais brandos o uso de enzima (lactase) artificial nas refeições que contenham lácteos.
Na fibrose cística o tratamento envolve reposição de nutrientes mal absorvidos e uso na alimentação de um tipo de lipídeo chamado de triglicérides de cadeia média (TCM) que conseguem ser absorvido sem necessidade de sofrerem ação da enzima digestiva amilase. O uso da enzima amilase artificial tomada às refeições que contenham gordura também fazem parte do tratamento.